terça-feira, 21 de janeiro de 2014

FM 2014 - Calcular Salários de acordo com o Orçamento

Calcular Salários de acordo com o Orçamento

FM 2014


Com relação ao orçamento, eu faço o seguinte: suponhamos que meu orçamento salarial seja de 4.4M.

Eu divido os jogadores em 4 categorias a saber: Chave, Titular, Rotação e Reserva.

Tb divido o orçamento em 4: 30% dele fica para os jogadores-chave, 30% para os titulares, 30% para os de rotação e mais 10% para os reservas.

Chave: São 4 jogadores apenas, para 30% do orçamento de salários (30% de 4.4M dividido por 4 jogadores), ou seja, algo em torno de 325m pra cada um como teto salarial porém, dentre eles faço UMA exceção: O CRAQUE. Este costumo pagar algo em torno de 50% a mais do que o restante. Mas tem que ser craque mesmo, pq senão os outros jogadores vão querer ganhar igual. Portanto, tem que ser exceção mesmo. Só quando a média dos caras é 7 e a dele é 9, por exemplo.

Titular: São o restante da equipe, ou seja, os outros 7. Dá uma salário em torno de 190m como teto salarial.

Rotação: São 11, que serão os suplentes. Salário máximo de 120m.

Reserva: Como é apenas 10% para o restante do elenco (no máximo 13 jogadores), dou no máximo 40m. Neste teto, inclui-se os jovens (e jovens promessas).

Sendo assim, nunca fico acima do orçamento e só pago mais que isso quando a diretoria aumenta o orçamento e nunca tenho jogadores insatisfeitos por salário. Se caso alguém perde a titularidade e seu salário não condiz mais com a realidade, eu coloco à venda. Não vale a pena, por exemplo, pagar como chave um cara que é banco.

Quem passa do teto ou empresto com 100% do salário pago pelo clube que vai pegar o jogador, ou vendo. Os juniores com contrato de formação são exceções, mas os profissionais, eu empresto tudo. Só fico com quem pode ser no máximo 3ª opção no time principal, que entra na faixa do reserva. Até pq não vale a pena ficar com jogador que não vai ter tempo de jogo, isso é jogar dinheiro fora.

Este limite tb ajuda na afobação das renovações. Quem não aceitar o teto é "tchau" (sempre tento renovação com 1 ano pra cima do fim do tempo de contrato, pq se o cara não aceita, eu tenho tempo pra vender ele sem perdê-lo para Lei Bosman). Ajuda demais tb no mercado de transferências, não deixando eu pagar mto pelo jogador.

Outra jogada que faço quando contrato um jogador novo é somar o salário de todo o contrato + comissão + bônus fidelidade e ver se isso passa do meu teto, dando uma margem pequena de 10% ou 15% acima do valor (devido às comissões, nunca no salário).

Exemplo: teto salarial de 100 mil. Jogador X pede 80 mil para 2 anos de contrato + 1300m de comissão + 600m de fidelidade. 80x24 + 1300 + 600 = 3820m.

Mas como meu teto é 100 mil, faço a seguinte conta: 100m x 24 = 2400. Daí aumento em 10% = 3102m. ESTE É MEU TETO NESTA NEGOCIAÇÃO.

Ele quer 3820m no total e eu posso 3102m. Então faço a seguinte contra-proposta: 100 mil mensais (meu teto salarial, que vai dar 2400m) e o restante (700m) tento jogar na comissão do empresário ou bônus fidelidade.

Se ele pedir porcentagem de aumento, eu vou calculando com ela de uma vez.

Dessa forma, demora um pouco mais as negociações, mas eu evito pagar o que não posso e ficar sem grana depois para contratar aquele newgenfodáço que vai aparecer por 10M e que vou vender depois por 100M, contratando mais 10 newgens fodões... e o ciclo eterno continua. Vou perder umnewgen fodão pq meu clube paga milhões pra jogadores velhos meia-bocas?

Espero que tenha ajudado.
Créditos: FManager


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feito por FM Tático